segunda-feira, 1 de outubro de 2012

0 Guardiões do Mar através do Programa Petrobras Ambiental inicia projeto para reflorestar manguezais

Projeto Uçá  vai criar viveiros e mapear principais áreas de manguezais degradados nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Niterói e Guapimirim.

A Guardiões do Mar começa a trabalhar a passos largos para minimizar a degradação de áreas de manguezais de municípios da região leste da Baía de Guanabara. Recebendo dejetos de todos os municípios que margeiam a Baía, os manguezais hoje sofrem também com a ação do homem que, mesmo com todas as campanhas e investimentos, ainda não se conscientizou que precisa proteger a natureza e joga insistentemente o lixo nos rios e canais que, invariavelmente, atingem os mangues. Essa prática é devastadora para uma espécie em particular, o Ucides cordatus, ou caranguejo Uçá, principal fonte de renda para centenas de catadores do entorno da Baía de Guanabara e cada vez mais escasso.

Para começar a mudar essa situação, a Ong Guardiões do Mar, com mais de 14 anos de atividade, criou o Projeto Uçá, que visa caracterizar regiões de manguezais degradas, criar viveiros, reflorestar e fazer um trabalho junto à população para que o mangue possa respirar e os caranguejos só sejam coletados em tamanho viável para a comercialização. O projeto começa após a Rio + 20, quando lideranças de todo mundo estiveram no Rio para discutir os destinos do planeta.

O Projeto Uçá, conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e acontecerá nos municípios de Maricá, Niterói, Guapimirim, São Gonçalo, Itaboraí e Magé.

O projeto prevê, em um prazo de 24 meses, o replantio de 200 mil espécimes de manguezais. Além disso, irá levantar as condições da costa marinha dessas regiões e identificar a fauna mais expressiva e em quais condições se encontra.

Aliada à pesquisa e ao replantio, haverá também, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agendas 21 Locais, cursos de formação continuada para os professores desses seis municípios - prioritariamente de Ciências, Geografia, orientadores do 1° e 2° segmentos e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão mais de 5.000 replicadores de boas práticas na área de Educação Ambiental atuando em parte da região diretamente ligada aquele ecossistema. Mais de 170 mil pessoas, entre estudantes, pescadores e catadores de caranguejos, serão beneficiadas. Instituições de grande importância para a área, como a APA de Guapimirim e Estação Ecológica da Guanabara (entre outras) estão sendo procuradas para o estabelecimento de parcerias, importantíssimas para o sucesso desta empreitada.

Para o replantio, serão coletadas sementes das três principais espécies vegetais de manguezal (Rhizophora manglee, Laguncularia racemosa e Avicenia schauerianna), que serão tratadas em viveiros para posterior plantio em áreas previamente escolhidas para recobrimento vegetal, o que possibilitará entre outras coisas que a população do Ucides cordatus tenha preservada sua principal fonte de alimentação.

caracterização ambiental Boa Vista 15 08 12 -22“Técnicos da Guardiões do Mar e a Petrobras vão trabalhar duro para dirimir o impacto que os fatores externos têm sobre o manguezal. Não podemos mais esperar. Além de caracterizar/identificar áreas degradadas e com potencial de degradação, vamos construir o viveiro para revegetar estas áreas. Paralelamente equipes de educadores ambientais percorrerão escolas dos seis municípios capacitando professores e lideranças comunitárias, afim de mobilizá-los em temas como Eficiência Energética, Consumo Consciente e Conservação de Recursos Naturais. Sem a participação da sociedade seria impossível lograrmos sucesso em um empreendimento destes. Os manguezais são patrimônio de todos nós e isso precisa ser entendido” diz Pedro Belga Presidente da Guardiões do Mar.

DSC00399DSCN2874

SAM_0823

Nenhum comentário:

Postar um comentário