quarta-feira, 17 de outubro de 2012

0 VOCÊ SABE O QUE É DEFESO?

Diversas espécies marinhas e de água doce que incorram em algum grau de risco, são passíveis de proteção pelos órgãos competentes (Governo). Neste caso o DEFESO significa proibir/coibir a caça, pesca, coleta, etc. O Caranguejo Uçá (Ucides cordatus), alvo do Projeto entrou no dia 01/10 em sua época do defeso. Por isso, comercializar, catar, comer, está proibido até o dia 30 de novembro. Além disso, existe um tamanho mínimo para sua captura e logicamente consumo, em qualquer época do ano (6 centímetros). Ao longo do mês de outubro, além das postagens comuns sobre ações do Projeto Caranguejo Uçá, dos parceiros e assuntos pertinentes, os Guardiões do Mar vão focar em divulgar questões sobre esta época de proteção do crustáceo e porque não, falar de outras espécies e suas épocas de defeso. Afinal, informação não ocupa espaço. Aos amantes de uma caranguejada, lembramos que sabendo respeitar esta época, não faltarão caranguejos no futuro. Ou seja, protegemos agora, para ter depois.

É um período muito curto comparado ao resultado social e ambiental quando se respeita do Defeso. Mantemos os ganhos de pessoas que vivem exclusivamente desta atividade, os Catadores de Caranguejo e permitimos que as fêmeas ovadas depositem na natureza entre 100 a 200 mil ovos. A seleção natural e a única que deve ter influência sobre estes crustáceos e não a ganância ou falta de compreensão humana.

Como falamos antes, várias outras espécies são passíveis de períodos de defeso. Abaixo uma tabela IBAMA com as espécies protegidas e suas respectivas épocas. Tomem conhecimento, divulguem e acima de tudo RESPEITEM O PERÍODO DE DEFESO!

Tabela - Períodos de defeso definidos pela legislação brasileira
Clique Aqui
  (Arquivo PDF)

DEFESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário