sábado, 7 de dezembro de 2013

0 Corrente de Lixo

 

Existem duas manchas de resíduos que ficam no meio do oceano Pacífico. Essas duas grandes massas de lixo são conhecidas como Porções de Lixo do Pacífico Ocidental e Oriental, às vezes são chamadas coletivamente de Grande Porção de Lixo do Pacífico. A Porção de Lixo Oriental flutua entre o Havaí e a Califórnia; os cientistas estimam que seu tamanho seja duas vezes maior o estado americano do Texas. A Porção de Lixo Ocidental se forma a leste do Japão e a oeste do Havaí. Nestas regiões do oceano Pacífico, onde se localizam as manchas, as correntes marítimas se movimentam em círculos, conhecidas como Redemoinho Subtropical do Pacífico, ela junta e concentra os detritos. Os resíduos que entram nessas áreas, após vagarem pelos oceanos de todo o planeta, ficam presos nestas correntes, formando as manchas.

Cada massa de refugo que gira é maciça e recolhe o lixo de todo o mundo. As porções são ligadas por uma fina corrente de 3.720 km de comprimento chamada de Zona de Convergência Subtropical. Grande parte dessa sujeira é lançada no mar por navios e plataformas de petróleo. A outra parte é trazida por rios espalhados pelo mundo. Nos últimos dez anos, o volume de plástico no Pacífico mais do que triplicou.

correntes marinhasMas como esses resíduos muitas vezes carreados pelos rios conseguem chegar até os oceanos? - Através das correntes marítimas, como a Círculo Polar Antártica, que liga os três oceanos da Terra. Assim, grande parte dos resíduos do Atlântico e do Índico acaba se dirigindo para o Pacífico, mesmo que levem décadas percorrendo os mares do mundo. As Correntes oceânicas consistem em um movimento contínuo, dirigido de água do oceano gerada pela força e energia da quebra de ondas, movimentos dos ventos, temperatura e salinidade. Além disso, ainda existem as diferenças de marés causadas pela atração gravitacional da Lua.

Essas correntes podem fluir para grandes distâncias e criar um alto fluxo da correia* transportadora global, orientada por correntes chamadas de rios submarinos. Essa desempenha papel dominante na determinação do clima de regiões terrestres. Talvez o exemplo mais marcante esteja na Corrente do Golfo, que faz o noroeste da Europa ser temperada além do que qualquer outra região na mesma latitude. Outro exemplo é Lima, no Peru, onde o clima está mais frio do que as latitudes tropicais em que a área está localizada por causa do efeito da corrente de Humboldt.

O regime de ventos predominante no oceano Pacífico é responsável por dois grandes sistemas de correntes de superfície: A Corrente Equatorial Norte (CEN) e a Corrente Equatorial Sul (CES). Entre estas, flui a Contra-corrente Equatorial (CCE), no sentido Oeste-Leste.
Uma das ramificações mais importantes da CEN é a Corrente de Kuroshio (ou Corrente do Japão). As suas águas quentes aumentam a temperatura do ar ao longo do Japão e Tawian e são responsáveis pelo clima temperado destas regiões. Das ramificações da CES, destaca-se a Corrente do Peru (ou Corrente de Humboldt). Esta se associa ao maior fenômeno de upwelling* ou ressurgência** de todo o mundo. Além de serem importantes no estudo do lixo marinho, essas correntes também afetam as temperaturas em todo o mundo.

* A correia transportadora mundial começa com  a água fria em torno do Polo Norte e se dirige ao sul entre a América do Sul e a África, no rumo da Antártida, em parte direcionada pelas massas terrestres que encontra. Na Antártida, ela é recarregada com mais água fria e se divide em duas direções – uma seção se encaminha ao Oceano Índico e a outra ao Oceano Pacífico. À medida que as duas seções se aproximam do Equador, se aquecem e chegam à superfície, em um exemplo de deposito de lixo no pacificoressurgência. Quando não podem mais avançar, as duas seções retornam ao Oceano Atlântico Sul e por fim ao Oceano Atlântico Norte, onde o ciclo recomeça.

**Águas frias e ricas em nutrientes que sobem à superfície, fazendo com que essa área seja a zona de ressurgência mais produtiva de todos os oceanos.

 

Caro leitor (a), ao comparar o texto acima com a notícia de resíduos sólidos no assoalho oceânico podemos constatar que a situação é alarmante. Há urgência em ações continuadas na área costeira. A fiscalização dos órgãos responsáveis, como Secretarias, Institutos, Polícia e Guarda Ambiental devem fazer seu papel. Na área da Educação há muito que realizar. Contudo, temos que colocar “no outro” a responsabilidade que é de cada um de nós. Cuidar do ambiente que vivo é imprescindível, como diz um amigo, não dá para simplesmente mudarmos de planeta. É melhor cuidarmos da Terra com seus oceanos enquanto ainda há tempo.

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá)

...E a sua gota, aonde está?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário