segunda-feira, 29 de abril de 2013

0 O CARANGUEJO UÇÁ E O MÊS DO PLANETA TERRA

O Projeto Caranguejo Uçá, pautado nas comemorações do mês do Planeta Terra (22/04 dia do Planeta Terra) além de manter suas atividades cotidianas que juntas, são grandes contribuições para a melhoria da nossa nave mãe, mesmo em escala local, também realizou atividades especiais de educação ambiental para crianças.

No último dia 25/04, os biólogos Rodrigo Gaião e Gizelle Azevedo, da equipe técnica do Uçá, visitaram a Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Maricá. Trata-se de uma unidade de Educação Básica e a atividade foi preparada para alunos do 5°, 6° e 7° anos do ensino fundamental. A ação atendeu 150 alunos da escola, 5 professores e contou com a presença do Prof. Marcus Lacerda, responsável pela área de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação, que fez questão de participar.

Além das palestras em sala, onde os técnicos levaram uma coleção didática de animais in vitro, com representantes de animais da fauna costeira estadual, também foi realizada uma aula de campo no entorno da escola as margens da lagoa, para que os alunos fixassem melhor o que foi falado sobre ambientes costeiros e interatividade homem/ecossistema.

Os alunos tiveram a oportunidade aprender mais sobre os ecossistemas de manguezal (escasso no município) e sobre a Lagoa de Maricá, seu quintal. Puderam identificar as diferenças entre machos e fêmeas da espécie Uçá, com animais fixados para fins didáticos. Também foram informados sobre as ações do Projeto e a importância de suas atividades não só para a manutenção/melhoria do ambiente de manguezal, mas também para as espécies que dependem dele (do mangue) para sobrevivência, inclusive a espécie humana.

A passagem do Projeto Caranguejo Uçá por aquela Unidade Escolar, suscitou inúmeras ideias inclusive de realizar plantio de espécies de manguezais na localidade.

A ação durou ótimas seis horas nos dois turnos (manhã e tarde).

Mais uma vez o técnicos do Projeto Uçá, vão ensinar e acabam por também aprender com os pequenos. A troca de saberes (comunidades locais, professores, crianças e jovens), são talvez o melhor legado que temos ao realizar este projeto, que tanta satisfação nos trás.

Os Guardiões do Mar agradecem a Secretaria Municipal de Educação de Maricá, a direção, professores e alunos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra que tão bem nos receberam e, a Petrobras, que através do Programa Petrobras Ambiental, nos possibilita estas e muitas outras atividades prazerosas.

EA UÇÁ 4º TRI EM  João da Silva Bezerra em Maricá 250413 (102)

EA UÇÁ 4º TRI EM  João da Silva Bezerra em Maricá 250413 (29)