domingo, 8 de junho de 2014

0 08 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

O mês de junho é permeado de datas importantes. Mas, especificamente se comemora duas datas que tratam diretamente da nossa sobrevivência: O dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos. O primeiro, porque está provado que não é só discurso velho e de loucos alarmistas. Hoje todos sabem que se não cuidarmos, TODOS sucumbiremos. Já com relação aos Oceanos, ainda persiste a ideia de que ele, por sua imensidão se autodepura e poderemos eternamente fazer dele a nossa latrina. A nossa super lata de lixo.

A palavra resiliência explica bem a capacidade que alguns ecossistemas têm de vencer as adversidades. Mas, até quando poderemos jogar lixo, esgoto, restos e toda a sorte daquilo que não nos serve mais, nos rios, mares e oceanos? ... A capacidade autodepurativa tem limites.

PLANCOTONOs Guardiões do Mar, uma instituição do terceiro setor, através de patrocínio da Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental criou e realizou o Projeto Caranguejo Uçá. Em 30/06 próximo, este projeto termina. Resultados tiveram muitos. Todos superaram as metas previstas. Fizemos um excelente trabalho, mas... Não resolvemos os problemas da Baía de Guanabara e, nem arranhamos soluções para os oceanos. Por quê? Por que não é um problema de um grupo, de uma cidade, de um governo (em qualquer de suas esferas). É um problema de todos! E, por ser de todos, sempre achamos que alguém vai resolver por nós. Estamos todos ocupados com nossos afazeres para cuidar de um bem comum.

20140512_145146 ED AMB

Pensem bem: Nosso planeta tem aproximadamente 7 bilhões de habitantes. Estima-se que ao menos 2/3 desses habitantes vivem a menos de 200 km das costas. Isso significa que mais de 4,6 bilhões de pessoas vivem próximo a corpos d´água. Considerando-se que cada indivíduo, em media, produz 1 kg de lixo por dia, estamos falando de mais de 2,6 bilhões de quilos produzidos numa estreita faixa de 200 km próximos a rios, mares e obviamente aos oceanos.

Esse texto poderia se estender por muitas páginas falando da importância dos oceanos (regulador do clima, produção de O2, fonte de alimentos, etc.), mas infelizmente, uma pequeníssima parcela vai ter vontade de ler. Desta, uma parcela ainda menor vai perceber como a sua ação cotidiana pode melhorar ou piorar a situação do todo. E INFELIZMENTE, menos ainda serão aqueles que farão alguma coisa. UMA PENA! Todos sairão perdendo e, em algum momento de um futuro próximo, TODOS nos arrependeremos. Tomara que ainda dê tempo para fazer algo.

RIOOs oceanos, as florestas, os manguezais, os pampas, e todos os ecossistemas do planeta na situação em que se encontram podem entrar em colapso, então nos lembraremos de um velho ditado: pagarão todos! Os justos e os pecadores! Porque Planeta Terra só tem um! Apesar das fronteiras geopolíticas, SOMOS TODOS CIDADÃOS DO MESMO MUNDO. O QUE DESTRUIRMOS AQUI, VAI CAUSAR CONSEQUÊNCIAS NO TODO.

Uma “ótima” semana para todos!

Pedro Belga - Presidente da instituição Guardiões do Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário