terça-feira, 17 de junho de 2014

0 Educação Ambiental – A Experiência do Projeto Uçá

 

olho ed ambiental

Caro leitor, mesmo que só seja você e eu, não devo guardar essa informação. Ao longo de dois anos mais de 32.000 pessoas de diferentes origens, status social, localizadas em seis municípios do leste da Baía de Guanabara participaram de diferentes estratégias de mobilização e sensibilização sobre a temática ambiental.

Em maio corrente parte de minha equipe técnica apresentou seus resultados no IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente realizado na Universidade Federal Fluminense. Percebi que os processos teóricos, pressupostos referenciais discutidos, comparativos de abordagens e análise comparativa histórica são áreas com atuação significativa da massa acadêmica, contudo nas áreas de Divulgação Científica e de Educação Ambiental Aplicada e de Valorização Ecossistêmica vi muito pouco.

Você deve estar se perguntando agora do que estou falando. Bem, vamos então conversar sobre o que nós fazemos... Primeiro, informo que nosso referencial é a Educação Ambiental Crítica, Dialética, mas conciliadora e que aborda os temas na linguagem específica de cada público. O que quero dizer? – Podemos abordar todo e qualquer tema, desde que seja no nível da média instrucional de nosso público, que seja motivador, que ofereça perspectivas reais e que valorize o ambiente tema e insira o (s) participante (s) como componente (s) e corresponsável (is) por ele. Fazemos política, mas a não partidária.

Não permitimos que os participantes acreditem que o planeta possa voltar às condições anteriores simplesmente parando uma série de ações de desenvolvimento. Acreditamos na conciliação de ações e que a própria EDUCAÇÃO, em sua forma mais ampla, é uma estratégia importante de sustentabilidade.

A Educação Ambiental com Valorização Ecossistêmica aconteceu naturalmente em nossa história. Os GUARDIÕES desde sua gênese atuaram no apoio e gestão de ações de transformação de passivos ambientais em matéria prima, tais como resíduos sólidos pós consumo para artesanato, material em escala para comercialização para promoção de trabalho e renda para catadores de recicláveis, jovens em risco social preparados como agentes ambientais, valorização, monitoramento, restauração de manguezais impactados, diagnósticos socioeconômicos de catadores de recicláveis e de catadores de caranguejos do Leste da Baía de Guanabara, macroecossistema sobre forte pressão urbana.

O resultado de nossa participação foi muito positivo. Sabemos que podemos atuar em todos os segmentos da sociedade com a nossa proposta. Mais de 30.000 pessoas participantes nos avalizaram e o relato de nossas experiências sairá publicado, em formato de artigo completo, nos Anais do IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente realizado na Universidade Federal Fluminense.

ed ambiental 2

ed ambiental 3

 

ed ambiental 5ed ambiental 4 

   

Graça Bispo
Atua a 16 anos na GUARDIÕES DO MAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário