quarta-feira, 4 de junho de 2014

0 PRODUÇÃO DE MUDAS PARA REFLORESTAMENTO DE MANGUEZAL NA BAÍA DE GUANABARA – RJ

Introdução

Os processos de ocupação da região da Baía de Guanabara levaram a uma quase extinção do ecossistema Manguezal, que muito tardiamente, foi reconhecido como de vital importância para a vida de baías e estuários, restando cerca de 60 km² de cobertura florestal, dos originais 258 km²(PIRES, 1992).

Justificativa

Em vista dos impactos causados, torna-se necessário adotar medidas de recuperação ambiental para os Manguezais e desenvolver tecnologias para o restabelecimento das suas funções ambientais. E uma dessas práticas adotadas pelo Instituto Guardiões é a produção de mudas das espécies arbóreas Mangue- preto, Mangue-branco e Mangue-vermelho, no viveiro florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Material e Métodos

Foram coletados da região da APA de Guapimirim propágulos já dispersos das três espécies e levados para o viveiro, onde foram semeados em recipientes do tipo sacolas plásticas (14 x 20 cm), utilizando um substrato composto pela fração mineral argila, acrescida de esterco bovino e areia, na proporção volumétrica 4:4:1, respectivamente.

Referência Bibliográfica

Pires, I.O. Monitoramento de manguezais da APA Guapimirim, RJ, através de correlação de dados da fitomassa e de radiância do TM/ LANDSAT. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo. São Paulo, 149 p., 1992.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA

Para começarmos a reflorestar uma área onde a vegetação original foi retirada, podemos começar pela produção de mudas para plantio.

foto1

Basta encher sacolas plásticas próprias para recebimento das mudas com barro, esterco e areia, nas proporções 4:4:1

foto2

Depois, deixar os propágulos imersos em água por pelo menos 24 horas e semeá-los nos recipientes.

foto3

Irrigar duas vezes por dia e após 04 meses é só plantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário