domingo, 28 de setembro de 2014

0 “Todo dia é dia! - 01”

Existe um calendário ambiental para ressaltar a realização de ações que se fazem necessárias. Por isso achamos interessante relembrar algumas atividades que realizamos independente de qualquer calendário.

limpa oca 1Em Fevereiro do corrente ano, foi iniciada a OPERAÇÃO LIMPAOCA. Que consiste na retirada de material reciclável de áreas de manguezal. Reuniu uma força tarefa unindo biólogos da Guardiões do Mar, 13 catadores de caranguejo da ilha de Itaoca e técnicos da APA de Guapimirim e ESEC. Durante dois meses a equipe trabalhou na retirada de resíduos sólidos da área, quantificando 2.849,60 kg de lixo.


 

“Assim, praticamos a limpeza de litorais (rios e praias) em épocas alternativas com o propósito de contribuir para que ao menos uma porção dos manguezais da Baía esteja em melhores condições proporcionando espaço para crescimento da vegetação.” O lixo impede o Uçá de fazer tocas e/ou as obstrui. Além disso, a ação ainda gera renda alternativa para os catadores. O lixo impacta a tudo e todos!

limpa oca 2

A transformação de hábitos leva décadas. Não pode ser através de ações pontuais, mas sim, cotidianas. O consumo desordenado é a fonte de um sem-número de embalagens ou itens diversos, que somos levados a pensar que não mais precisamos. Não praticamos o reaproveitamento e poucas são as instituições que nos mostram aplicabilidades práticas para elas. O que nos leva a verdadeiras montanhas de embalagens/resíduos sólidos descartados de forma desordenada, nos mais diversos locais. Infelizmente os rios são os principais meios utilizados pela sociedade para se livrar do que não lhe serve mais. Precisamos entender que somos cidadãos do mundo.